Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CABELOS LISOS OU CACHEADOS???

Cabelo
Mal começa o dia e já tentamos arrumá-los, diante do espelho. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los. O QMCWEB desta semana fala sobre o cabelo, a moldura de nosso rosto. Do que é feito, como interage com os xampus e com os condicionadores, de que maneira ele pode ser moldado, colorido e alisado pela adição de algu
ns compostos químicos.
fio de cabelo visto em um microscópio de varredura eletrônica

O cabelo é consituído, basicamente, de uma proteína: a alfa-queratina. As queratinas (alfa e beta) são, também, consitituintes de outras partes de animais, como unhas, a seda, bicos de aves, chifres, pêlos, cascos, espinhos (do porco-espinho), entre outros.
Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico. Estas proteínas interagem fortemente entre si, por várias maneiras (veremos adiante), resultando na forma característica de cada cabelo: liso, enrolado, ondulado, etc..

8 comentários:

  1. Achei interessante. Quria saber mais sobre o produto.
    Quais são os componentes da fórmula? Teria como postar uma foto do rótulo ou listar os ingredientes?
    Como age a carbocisteína nos fios de modo que os torna lisos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. O cabelo é constituído, basicamente, de uma proteína: a alfa-queratina, rica em enxofre, formada por cerca de 15 aminoácidos diferentes, que se repetem e interagem entre si. As ligações intramoleculares entre os aminoácidos da mesma cadeia promovem a sustentação da configuração da cadeia. Entre os tipos de interação, destacam-se as pontes de hidrogênio e as pontes cistínicas (RSSR), que são formadas entre os grupos -SH do aminoácido cistina (RSH), presente na queratina. Um dos aminoácidos presentes na queratina é a cisteína, responsável pelas ligações cisteínicas.

    A possibilidade da interconversão entre as formas oxidadas (RSSR) e reduzidas (RSH) da cisteína é que permite ao cabeleireiro ‘moldar’ o cabelo - alisar um cabelo crespo ou ondular um cabelo liso.

    A primeira etapa consiste na redução de grupos RSSR, isto é, quebrar as pontes dissulfeto. Isto é realizado com a aplicação de um agente redutor químico, que apresenta um pH alcalino, o que promove a redução de todos os grupos RSSR para RSH.

    A segunda etapa consiste na modelagem do cabelo para promover a forma desejada: lisa ou ondulada. Após esse processo e a retirada do produto redutor, o cabelo é oxidado - os grupos RSH oxidam-se para RSSR, com a aplicação de um agente oxidante (neutralizante), tal como o peróxido de hidrogênio (H2O2, água oxigenada) ou borato de sódio.

    ResponderExcluir
  3. Carla

    O tratamento realmnete é revolucionario, ele possui propriedades capazes de alisar, diminuir volume e também air na reconstrução capilar, ou seja, cabelos danificados por formol, guanidina e hidroxidos...... e age devolvendo a elasticidade...
    Caso tenha duvidas emtre em contato

    planejamento@meckfio.com.br

    fale direto com nossos cientistas, e tenho certeza que irão exclarecer todas suas duvidas...

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Estive recentemente presente numa apresentação na cidade de Santa Bárbara SP ,foi muito bom conhecer sobre essa proteina,participar do curso, entender o alisamento de carbo cisteína e estar do lado de profissionais renomados! Parabéns Rubinho pelo projeto e boa sorte a toda equipe MeckFio, Sucesso!!! Ricardo Sedano. Limeira SP.

    ResponderExcluir
  5. Caro Sanry

    Agradecemos suas palavras e disposição em particiar do evento. Parabens para voce também, profissionais como voce que se atualizam e participam de eventos como o nosso é sinal de mudança e sucesso..
    Um forte abraço e nos colocamos a disposição..

    Depto tecnico

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de estar conhecendo um pouco mais sobre esta linha de cosmético. Gostei muito da explicação sobre a Carbocisteina, e seus componentes. Como posso entrar em contato com um de seus revendedores?
    Desde já obrigada pela atenção.
    Ana NH

    ResponderExcluir
  7. ola estou seguindo o blog e gostaria de saber mais sobre seu produto.
    http://jackiemoraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir